Quais os alimentos que interferem na absorção do ferro?

Thumb Quais os alimentos que interferem na absorção do ferro?

Quais os alimentos que interferem na absorção do ferro?

Algumas dicas para aumentar a absorção de ferro no intestino são:
  • Comer frutas ricas em vitamina C, como laranja, kiwi e acerola, juntamente com os alimentos ricos em ferro;
  • Evitar tomar leite e derivados juntamente nas refeições principais, pois o cálcio diminui a absorção do ferro;
  • Evitar tomar café e chás juntamente com alimentos ricos em ferro, pois contêm substâncias chamadas polifenóis que reduzem a absorção de ferro;
  • Evitar o uso constante de medicamentos contra a azia, pois o ferro é melhor absorvido com a acidez do estômago;
  • Ingerir alimentos ricos em frutooligossacarídeos, como soja, alcachofra, aspargo, escarola, alho e banana.

Para melhorar a absorção de ferro no intestino, deve-se usar estratégias como comer frutas cítricas, como laranja, abacaxi e acerola, juntamente com alimentos ricos em ferro e evitar o uso frequente de medicamentos antiácidos, como Omeprazol e Pepsamar.

A absorção do ferro é mais fácil quando ele está na forma “heme”, que é aquele presente nos alimentos de origem animal como carne, fígado e gema de ovo. Alguns alimentos de origem vegetal como tofu, couve e feijão, também contêm ferro, mas é do tipo ferro não-heme, que o intestino absorve em menores quantidades.

Grávidas e pessoas com anemia naturalmente absorvem mais ferro, pois a carência de ferro faz com que o intestino consiga absorver maiores quantidades desse mineral.

Quais os alimentos que interferem na absorção do ferro?

Quais os alimentos que interferem na absorção do ferro?

Alimentos ricos em ferro

Os principais alimentos ricos em ferro são:

Alimentos ricos em ferro Os principais alimentos ricos em ferro são: Origem animal: carnes vermelhas, aves, peixes, coração, fígado, camarão e caranguejo. Origem vegetal: tofu, castanhas, linhaça, gergelim, couve, coentro, ameixa seca, feijão, ervilha, lentilha, arroz integral, trigo integral e molho de tomate. Para combater a anemia, é importante que todas as refeições tenham alimentos ricos em ferro, para que o intestino aumente a absorção desse mineral e o corpo consiga superar a anemia e repor seus estoques. Veja também:

Alimentos ricos em ferro Os principais alimentos ricos em ferro são: Origem animal: carnes vermelhas, aves, peixes, coração, fígado, camarão e caranguejo. Origem vegetal: tofu, castanhas, linhaça, gergelim, couve, coentro, ameixa seca, feijão, ervilha, lentilha, arroz integral, trigo integral e molho de tomate. Para combater a anemia, é importante que todas as refeições tenham alimentos ricos em ferro, para que o intestino aumente a absorção desse mineral e o corpo consiga superar a anemia e repor seus estoques. Veja também:

Origem vegetal: tofu, castanhas, linhaça, gergelim, couve, coentro, ameixa seca, feijão, ervilha, lentilha, arroz integral, trigo integral e molho de tomate.

Para combater a anemia, é importante que todas as refeições tenham alimentos ricos em ferro, para que o intestino aumente a absorção desse mineral e o corpo consiga superar a anemia e repor seus estoques.

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