COMO ACABAR COM A AFTA RAPIDAMENTE?

Thumb COMO ACABAR COM A AFTA RAPIDAMENTE?

COMO ACABAR COM A AFTA RAPIDAMENTE? DENTISTA COMENTA SE O USO DO SAL É O MAIS INDICADO PARA TRATAR AS LESÕES

COMO ACABAR COM A AFTA RAPIDAMENTE? As aftas bucais são inflamações pequenas e brancas, cercadas por uma área avermelhada. São lesões não contagiosas e ocorrem dentro da boca, principalmente na região de mucosa como gengiva, bochecha e língua. Devido a ulceração da membrana que cobre o tecido, as fibras nervosas ficam expostas e causam grande incômodo na área da ferida. Para aliviar a dor, muitas pessoas recorrem ao bochecho de água morna com sal ou colocam um pouco de sal diretamente na lesão. Mas o sal é uma solução para a dor de afta? A dentista Isrraela Moura respondeu à essa dúvida.

leia também: Clareamento Dental O que é bom para clarear os dentes?

CAUSAS PARA O SURGIMENTO DE AFTAS NA BOCA

As aftas são úlceras dolorosas comuns que podem surgir em diversas áreas da boca, como língua e paredes internas da cavidade oral. Dependendo da extensão da afta é comum que o paciente tenha dificuldade em mastigar os alimentos e até falar. Ao sinal de uma baixa imunidade a afta pode se manifestar com mais frequência, no entanto, as pequenas lesões também pode ser provocadas por alimentos ácidos, estresse, infecções virais ou bacterianas, alergias, entre outras causas. As aftas não são contagiosas, é possível tratar rapidamente e costumam sumir em 7 a 10 dias. Leia também: Como embelezar seu rosto com leite de coco

É VERDADE QUE O SAL ALIVIA OS INCÔMODOS CAUSADOS PELA AFTA?

COMO ACABAR COM A AFTA RAPIDAMENTE?

COMO ACABAR COM A AFTA RAPIDAMENTE? De acordo com a especialista, o sal pode aliviar de forma momentânea, o que não significa que irá cicatrizar a lesão. “Em alguns casos, o uso do sal no local pode acabar até piorando o ardor”, acrescenta. Para aliviar o incômodo da afta, a profissional recomenda pomadas com propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e até cicatrizantes que podem agir mais rapidamente. “Outros medicamentosos como o corticoide, bochechos com analgésicos, antissépticos e até algum anestésico associado são opções, mas tudo depende muito do quadro do paciente”, diz Isrraela. Converse com seu dentista para que ele possa avaliar e orientar o tratamento mais adequado para o seu quadro.

Leia também: O SONHO DA ETERNA JUVENTUDE CONFIRA AQUI?

EVITE ALIMENTOS QUENTES E ÁCIDOS QUANDO ESTIVER COM AFTA

Durante o processo de cicatrização da afta é importante ter alguns cuidados com a alimentação. Segundo a cirurgiã-dentista, devido ao ardor e incômodo que a afta provoca é bom evitar alimentos quentes, ácidos e condimentados, pois podem acabar provocando uma irritação maior no local.

COMO PREVENIR NOVAS AFTAS BUCAIS

COMO ACABAR COM A AFTA RAPIDAMENTE?

COMO ACABAR COM A AFTA RAPIDAMENTE? O primeiro passo é descobrir o que pode estar ocasionando as pequenas lesões aftosas na boca. Comece procurando em sua alimentação se algum alimento ácido ou muito apimentado pode ser o causador. Depois avalie se você não está passando por um momento estressante ou se ficou doente repetidas vezes nos últimos meses por conta da imunidade baixa. Para aumentar a imunidade, contudo, é necessário um estilo de vida mais saudável, ingerir mais água diariamente e comer alimentos saudáveis como cenoura e brócolis, que são ricos em vitamina A, e peixes, leite, carne e cereais integrais que possuem zinco e selênios.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: