A prática de exercícios físicos na melhor idade

Thumb A prática de exercícios físicos na melhor idade

A prática de exercícios físicos na melhor idade

A importância das atividades físicas é um tema que já abordamos em algumas oportunidades e, certamente, você ouviu outras dezenas de vezes só nas últimas semanas, de um amigo, do cônjuge ou de algum membro da família. Ainda assim, uma a cada quatro pessoas entre 65 e 74 anos pratica exercícios regularmente, comprovando que nunca é demais falar de um assunto que pode melhorar sua qualidade de vida.

Com o objetivo de entender um pouco mais os benefícios dessas atividades, bem como descobrir a frequência ideal e maneiras mais acessíveis de realizá-las, conversamos com Gleyson Ludugério, fisioterapeuta integrante da Reability Clínica de Fisioterapia e Tratamento Multidisciplinar.

“Sempre é tempo para começar – ou recomeçar – a prática de exercícios físicos, principalmente após os 50 anos. Na nossa clínica, mais de 70% dos pacientes estão nesta faixa etária”, garante o especialista, contradizendo a ideia de que, depois de certa idade, não vale mais a pena. “Na verdade, nesta fase da vida, é ainda mais necessário. É quando ocorre naturalmente a desaceleração do metabolismo, que é responsável por regular nossas funções energéticas. Quando esta desaceleração acontece, há menor gasto energético, levando a um menor gasto calórico.”

A prática de exercícios físicos na melhor idade

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O “mal do século”

O sedentarismo, considerado por muitos como o “mal do século”, apresenta perigos graves para a melhor idade. Com ele vem “o aumento do risco de doenças respiratórias e cardiovasculares (com destaque para hipertensão), além de diabetes e doenças do sistema musculoesquelético, como artrose e osteoporose”, diz Ludugério. Ao lado de grandes vilões da saúde, o sedentarismo é uma das dez maiores causas de morte e deficiência, de acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde.

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Por que se exercitar

Muitos são os benefícios de realizar exercícios regularmente, especialmente para os 60+. “Esta prática traz inúmeros benefícios para a saúde, como regulação da pressão arterial, controle de taxas metabólicas e diabetes, assim como do controle do peso corporal. Sem dúvida, aumenta a expectativa de vida de forma significativa”, garante o pós-graduado em Fisioterapia Ortopédica e Esportiva. Quando questionado sobre a regularidade ideal, afirma que “é importante realizar, ao menos, cinco vezes por semana, de 45 a 50 minutos, segundo orientação da própria OMS”.

A fisioterapia, área da saúde ainda subestimada por muitos, também cumpre um papel indispensável na qualidade de vida e no bem-estar do idoso, com atividades de menor esforço físico. “Dentre as modalidades para a melhor idade, destaco a hidroginástica, uma vez que a água morna da piscina gera benefícios ao corpo, bem como a possibilidade de sociabilização. O Pilates, através de trabalho postural, alongamento e fortalecimento dos músculos, é outra modalidade muito bem-vinda após os 50”.

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Pratique exercícios em casa

 O difícil acesso a academias, clínicas de fisioterapia ou estúdios de pilates, seja pela distância, valor ou quaisquer outros motivos, não serve como desculpa para ficar parado. Afinal, muitas destas podem ser realizadas na sua residência, numa praça ou parque nos arredores. “Alongamentos e exercícios de fortalecimento podem ser realizados em casa mesmo. Importante que seja num local arejado e que possua o espaço necessário para a prática”. Algumas atividades, no entanto, orienta o especialista, devem ser realizadas sob supervisão ou orientação de um profissional.

A prática de exercícios físicos na melhor idade

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Estando de pé, estique os braços nesta posição por 30 a 40 segundos.

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Outro exemplo de exercício simples, que pode ser feito em casa

A prática de exercícios físicos na melhor idade

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Não deixe para amanhã

Nota-se, portanto, que a lista de motivos para praticar exercícios é enorme. Além dos benefícios citados acima, poderíamos ainda destacar a redução do risco de derrames, melhora do equilíbrio, aumento da força muscular e calcificação dos ossos, maior controle do colesterol alto, entre dezenas de vantagens.

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Mas, acima de tudo, essas atividades deixam você em forma, mais ativo, mais confiante e independente. Incentivos suficientes para inserir na sua rotina estas práticas que certamente tornarão seus dias melhores.

Que tal ainda hoje fazer uma caminhada? Ou um alongamento? Se já pratica exercícios físicos, quais são seus preferidos? Compartilhe! Aproveite e envie seus comentários e sugestões.

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